Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

IMBA Europe Summit sob o signo do sucesso

Mba europe summit sob o signo do sucesso 1 1024 2500
10 Abril 2017

Entre 7 e 9 de abril, Águeda esteve no centro das atenções do mundo do BTT graças ao IMBA Europe Summit, Congresso Europeu de BTT, que na sua 6.ª edição contou com o maior número de participantes de sempre.

Os 110 participantes provenientes de diferentes entidades e países, desde clubes e associações desportivas, representantes de entidades governamentais ligadas ao turismo, e empreendedores, deslocaram-se de 18 países (Alemanha, Áustria, Dinamarca, Escócia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Inglaterra, Noruega, Polónia, Portugal, Noruega, República Checa, Suécia, Suíça). Registou-se a participação de 8 municípios portugueses (Águeda, Coimbra, Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Lousã, Penela, Santarém).

O evento incluiu uma exposição da indústria/comércio da área das bicicletas, iniciativa da autarquia englobada na IMBA Europe Summit e que contou com a participação de 8 empresas e comerciantes locais ligados a esta área de negócio.

Os trabalhos do congresso contaram igualmente com a eleição do novo presidente da IMBA Europa: Thomas Larsen Schmidt. De acordo com o novo presidente, "Estamos orgulhosos com a qualidade deste congresso que congregou todos os aspetos do BTT: a grande qualidade dos oradores, debates de qualidade e aprofundados sobre a sustentabilidade do BTT, a necessidade de uma voz forte que represente os interesses dos BTTistas a todos os níveis, mas acima de tudo o enorme potencial para fazer crescer o BTT ao nível da União Europeia”. Em relação ao evento referiu que “O município de Águeda demonstrou grande hospitalidade e uma ambição clara em se tornar o próximo destino de BTT em Portugal. Com um novo parque que tem potencial para se tornar um modelo para outros municípios e uma paisagem belíssima com tudo para mais desenvolvimentos, temso a certeza de que realizamos o congresso numa das comunidades mais amigas do BTT de sempre”

Foi também entregue o prémio da iniciativa "Take Care of Your Trails Weekend 2017”. Esta iniciativa ocorreu no fim-de-semana de 1 e 2 de abril de 2017 e contou com a participação de mais de 70 grupos desde a Escócia à Eslovénia, Dinamarca a Portugal, numa competição amigável para descobrir o país que conseguia ter mais voluntários a reparar trilhos BTT. No sábado à noite, Are Sorensen (Secretário da IMBA Europe) and Graeme McLean de DMBinS (Escócia) entregaram o prémio à Eslovénia, tendo sido recebido por Peter Dakskobler de Gorski kolesarji - za smiselno zakonodajo (consórcio esloveno de MTB).

Foram dados os primeiros passos para a criação da IMBA Portugal, numa reunião em que estiveram presentes clubes e associações de vários municípios, inclusive a Associação Trilhos da Boa Viagem da Figueira da Foz (membro da IMBA Europe) e a Federação de Ciclismo de Portugal.

Águeda confirma, desta forma, a tradição no setor das duas rodas e afirma o seu potencial nas modalidades ligadas à bicicleta (BTT, downhill) com aposta no turismo de natureza.

Esta iniciativa surge no âmbito da estratégia de promoção da utilização da bicicleta que a Autarquia tem vindo a desenvolver e que é elencada em vários projetos, como a construção do Centro Municipal de BTT e requalificação da pista de Downhill do Ventoso.

MBA-Europe-Summit-sob-o-signo-do-sucesso_1