Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

IV Seminário para o Associativismo sob o signo do sucesso

20120227231441975090 1 1024 2500
14 Fevereiro 2012

Terminou no passado dia 11 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o IV Seminário para o Associativismo, resultado do (...)

Terminou no passado dia 11 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o IV Seminário para o Associativismo, resultado do trabalho conjunto entre Câmara Municipal de Águeda e d'Orfeu Associação Cultural, no âmbito do protocolo em vigor. Esta quarta edição do seminário reuniu especialistas de diversas áreas de interesse para as práticas associativas, na consciência de que são uma força motriz para a realidade sociocultural do concelho.

Este seminário, que teve lugar entre 6 e 11 de fevereiro, nas instalações da d’Orfeu e da Biblioteca Municipal Manuel Alegre teve como objetivo proporcionar às associações formação qualificada e ferramentas de trabalho para as suas atividades, através de ateliers temáticos de cariz pratico, que cobriram as seguintes áreas: “Da Ideia ao Projecto: Construção de Dossier de Apresentação”, “Comunicação e Divulgação: do jornal à internet”, “Sistemas Operativos e Software Livre”, “Angariação de Fundos”, “Criação Artística, Economia Solidária”, “Do Projecto à Prática: passo a passo”, e “Fiscalidade e Contabilidade Associativa”.

Esta edição trouxe ainda uma novidade: o "Consultório Associativo", que decorreu ao início da tarde de sábado (11 de fevereiro), momento durante o qual os monitores dos ateliers temáticos esclareceram individualmente dúvidas concretas, prestando um apoio mais direto e personalizado a cada associação. Tanto o consultório associativo como o debate que se seguiu, com todos os participantes e entrega de certificados, decorreram na Biblioteca Municipal Manuel Alegre.

Destaque ainda para o encontro do ciclo “Às Sextas na Cidade” sobre a temática da cultura realizado na sala polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, que contou dezenas de participantes e com um debate aceso sobre as prioridades, estratégias e metas do movimento cultural em Águeda.

O IV Seminário para o Associativismo teve como público-alvo os membros das associações culturais do concelho de Águeda, mas registou-se uma assinalável participação de agentes culturais e associativos de além-concelho, com participantes a deslocarem-se a Águeda propositadamente de Albergaria-a-Velha, Castanheira de Pera, e Lisboa, por exemplo.