Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Águeda acolhe Centro de Formação Desportiva

Conferencia de imprensa 1 1024 2500
23 Outubro 2016

Realizou-se, no dia 21 de outubro, a conferência de imprensa de apresentação do projeto do Centro de Formação Desportiva, uma parceria do Município de Águeda com o Agrupamento de Escolas Águeda Sul e a ARCOR (Óis da Ribeira), que possibilita a cerca de meio milhar de alunos a prática desportiva de canoagem e de outras modalidades náuticas.

Os Centros de Formação Desportiva (CFD) foram criados através do Programa do Desporto Escolar 2013-2017 para generalizar o acesso da prática desportiva e de melhorar os desempenhos desportivos num conjunto de modalidades desportivas que necessitam de requisitos técnicos e materiais muito específicos, tais com as modalidades náuticas, de ar livre, de exploração da natureza, entre outras.

Os CFD têm como missão, rentabilizar recursos e espaços que, de outra forma, estariam inacessíveis às escolas e aos seus alunos. Assim os CFD criam condições para proporcionar aos nossos alunos, a possibilidade de experimentarem, um conjunto de modalidades que de outra forma lhes estariam vedadas, quer por questões económicas, geográficas, ou outras. Este eixo de intervenção dos CFD formaliza-se através de atividades pontuais
A presidir a sessão esteve o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, que contou com a presença do Vereador do Desporto, Edson Santos, e do Presidente do Agrupamento de Escolas Águeda Sul, Francisco Vitorino.


O Vereador do Desporto, Edson Santos, disse que "este é um projeto que envolve várias entidades, que terá como objetivo fazer a ponte entre o desporto escolar e os clubes. Com este Centro de Formação criamos condições para que cerca de meio milhar de alunos tenham acesso à canoagem e a outras atividades náuticas".


O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, por seu lado, afirmou que "o concretizar deste serviço vem de encontro ao trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito das boas práticas que o Município tem assumido, na criação de parcerias, para que os projetos tenham maior alcance e mais êxito".
Francisco Vitorino, na oportunidade, agradeceu o empenho da autarquia na realização deste projeto e destacou o envolvimento da Federação Portuguesa de Canoagem. "O apoio de todas as entidades foi muito importante para a concretização deste Centro de Formação", revelou.
O professor Paulo Veiga, um dos coordenadores do Centro de Formação, agradeceu o apoio da Câmara Municipal e da ARCOR. "Tivemos de limitar o número de inscrições para conseguirmos dar resposta a todas as solicitações dos alunos", referiu Paulo Veiga.

 

OBJETIVOS


A Pateira, em Óis da Ribeira, e o rio Águeda, na baixa da cidade, serão os locais utilizados para o desenvolvimento deste projeto. O Centro de Formação Desportiva pretende envolver o maior número de alunos possível, tendo sido estimado, nesta primeira fase, para meio milhar de estudantes de várias escolas do Agrupamento de Escolas Águeda Sul.


Nesta fase, as entidades envolvidas são a Câmara Municipal de Águeda, o Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, o Instituto Duarte Lemos e a ARCOR.
O projeto visa ainda Desporto Adaptado para o desenvolvimento de atividades náuticas para as pessoas com menos capacidades físicas.