Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Tiago Tavares agraciado com Medalha de Mérito do Município de Águeda

Sr. presidente cma gueda e tiago tavares 1 1024 2500
26 Setembro 2016

O canoísta aguedense, Tiago Tavares, que se sagrou, recentemente Campeão do Mundo de Sub23, em C1 200 metros, foi distinguido, com a Medalha de Mérito Municipal, Grau de Prata, no passado dia 24 de setembro de 2016, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, e que contou com a presença do Secretario de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, apresentou a primeira proposta a Executivo Municipal de atribuição de medalha, desde que assume os desígnios do Concelho de Águeda, porque a conquista do título de Campeão do Mundo de Canoagem, em Minsk, na Bielorrússia, no passado mês de julho, pelo atleta Tiago Tavares, foi um dos maiores e mais importantes e prestigiados feitos desportivos alcançados por um cidadão de Águeda.

Na cerimónia de reconhecimento deste feito, o Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, considerou que “o Tiago é reconhecido pelo seu trabalho numa modalidade que é muito exigente”, referindo que “só com grande esforço atingiu os resultados que tem conseguido”. Para o Autarca “esta medalha é um justo reconhecimento e homenageia um exemplo que deve ser lembrado para sempre”. Já o Secretario de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, considerou não haver “desenvolvimento desportivo sem o envolvimento das autarquias”, acrescentado ser “testemunha do trabalho que é feito pela Câmara Municipal de Águeda”.

Por sua vez, o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, recorda que “o Tiago tem uma carreira consistente e é um dos atletas de destaque da modalidade”, frisando que “a Canoagem e feita destes pequenos grandes clubes”. Vítor Félix admitiu que “Águeda é um Município chave para a federação”.

Já o campeão do Mundo, Tiago Tavares, referiu sentir “um orgulho enorme estar a ser reconhecido na minha terra”, admitindo ter “um significado muito grande”.

Esta conquista do atleta Aguedense permitiu elevar bem alto a modalidade de canoagem, em Águeda e em Portugal, no panorama desportivo internacional. Êxitos individuais que também revelam o mérito e a qualidade dos técnicos e dirigentes da Federação Portuguesa de Canoagem e do clube de origem e formação do atleta, ARCOR – Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira.

A Medalha foi entregue ao homenageado pelo Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, num ato presidido pelo Secretario de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. O momento foi ainda presenciado pelo Presidente da ARCOR, Manuel Soares, pelo Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, pelo Vereador do Desporto da Autarquia de Águeda, Edson Santos, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Vitorino.

Medalha de Mérito Municipal

As distinções honoríficas de acordo com o Código Regulamentar do Município de Águeda, destinam-se a homenagear e a distinguir pessoas singulares ou coletivas, que se notabilizem no desempenho de atividades, designadamente de âmbito social, económico, cultural, desportivo, ambiental, científico, cívico ou político, dignas de reconhecimento e apreço geral.
A Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, é a mais alta distinção que se pode atribuir a um atleta, dentro da categoria.