Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Autarquia de Águeda apresenta 11ª edição do AgitÁgueda

Ci 1 1024 2500
04 Junho 2016

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda recebeu, no dia 2 de junho, a conferência de imprensa da apresentação oficial da 11ª edição do AgitÁgueda Art Festival, que decorre de 2 a 24 de julho.

O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, fez-se acompanhar do Vereador do Turismo, Edson Santos, e da Vereadora da Cultura, Elsa Corga, para apresentar o programa de mais uma edição do AgitÁgueda.

Na oportunidade o Presidente da Autarquia, Gil Nadais caracterizou o AgitÁgueda como sendo “uma festa para todos e pensado para as famílias”. Sendo um evento com entrada livre, e que atrai milhares de visitantes, a grande prioridade e preocupação da Autarquia “passa pela segurança das pessoas”, referiu o Presidente da Câmara. O AgitÁgueda já alcançou um patamar de reconhecimento nacional e internacional, mesmo assim “contínua a haver o desafio e a vontade de inovar”, reconheceu o Autarca. Esta 11ª edição “será novamente mais um excelente acontecimento”, concluiu Gil Nadais.

O Vereador do Turismo, Edson Santos, detalhou alguns pormenores relativos à programação, referindo que “este evento é muito mais que um cartaz intenso. É o envolvimento de todo um Concelho e da sua população”. Para Edson Santos o “AgitÁgueda já é uma marca que ultrapassou as barreiras do Município e da Região”. Apesar do reconhecimento alcançado “é fundamental que continue a ser o palco de projetos concelhios e criados em Águeda”, explicou. Nesta edição “iremos ter a Orquestra Filarmónica 12 de Abril e a Banda Nova de Fermentelos a partilhar o palco com dois artistas de renome nacional”, exemplificou. O Vereador elogiou o trabalho das parcerias que têm vindo a ser feitas com as associações do Concelho, agradeceu o empenho e o envolvimento de todos no sucesso desta iniciativa e fez ainda o apelo “para que continuem a receber bem quem nos visita”.

Elsa Corga no uso da palavra fez também questão de destacar que “mais que um projeto da Autarquia, o AgitÁgueda é de todos os que se envolvem nele”, acreditando “ser um dos fatores que contribui para o sucesso”. A Vereadora deu ainda realce à participação crescente das Associações do Concelho, tanto nas barraquinhas como na dinamização de espetáculos culturais de qualidade. Elsa Corga não escondeu o orgulho “em ver as nossas instituições subirem a palco com artistas de renome, tanto nacional como internacional, e proporcionar-nos momentos brilhantes”.

“AgitÁgueda é um evento para Todos”


De 2 a 24 de julho, o AgitÁgueda oferece 23 dias de intensa programação. Pelo palco principal vão passar: António Zambujo (dia 2); Sérgio Godinho & Orquestra Filarmónica 12 de Abril (dia 3); Dealema (dia 6); Gene Loves Jezebel (dia 8); Cock Robin (dia 9); André Sardet & Banda Nova de Fermentelos (dia 10); Ana Moura (dia 15); We Trust e Capitão Fausto (dia 16); Átoa (dia 20); Inner Circle (dia 22); The Black Mamba e HMB (dia 23) e Emir Kusturica (dia 24).
Além dos nomes consagrados e da presença de vários DJ´s, a missão do festival assenta também na promoção de novos projetos musicais através da realização do "Talentos AgitÁgueda", concurso que pretende promover a participação de novos projetos artísticos nacionais.

Instalada no Largo 1º de Maio, a tenda gigante decorada com os famosos chapéus-de-chuva coloridos é um dos fatores de interesse a quem visita o AgitÁgueda, contudo o evento conta igualmente com um conjunto de iniciativas sociais, culturais, artísticas e desportivas de excelência a pensar em todas as idades. O recinto irá receber as tradicionais tasquinhas, dinamizadas por instituições concelhias, e que mostrarão o melhor da gastronomia do concelho.

A novidade nos Espetáculos de Rua passa pela conceção de uma ópera partindo de uma residência com artistas convidados, para trabalhar com os habitantes da cidade de Águeda. Durante 10 dias, artistas de vários países vão permanecer em Águeda e este momento de residência/ workshop resultará em várias performances ambulatórias onde serão criadas formas artísticas pelo corpo, voz e poesia. Esta experiência culminará com o espetáculo “Grande Ópera Pública”.

Os visitantes podem ainda desfrutar dos encontros de Homem-Estátua e Fanfarras, a fonte Manneken’s Piss, Concertos Íntimos, o Circo por Miúdos, os espetáculos “Lullaby” e “O Homem que perdeu os Botões”, o Carnaval Fora d’ Horas e o Colour Day, entre tantas outras iniciativas. A instalação artística “The Umbrella Sky“, que atrai muitos curiosos e turistas à cidade, regressará para dar cor às ruas de Águeda com os milhares de chapéus-de-chuva coloridos. Este conjunto volta a ficar completo com outro projeto de arte urbana em que bancos de jardim, as escadarias, entre outros espaços, ganham apontamentos com desenhos e variações cromáticas apelativas.

O AgitÁgueda mantém a aposta na Área AgitaKids, onde disponibilizará um conjunto de atividades, atrações, jogos e brincadeiras para os mais novos.

AgitÁgueda Acessível e Inclusivo

A Autarquia tem vindo a implementar progressivamente melhorias ao acesso dos cidadãos com mobilidade reduzida, entre elas a implementação de rampas, uma área próxima do palco para os concertos, WC adaptados, estacionamento reservado a carros com dístico de mobilidade reduzida, entre outros espaços que serão preparados para este público. Nesta edição o objetivo passa por diminuir as barreiras comunicacionais, para tal o vídeo de apresentação do programa encontra-se com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

O AgitÁgueda já é considerado uma marca no cartaz cultural do Município e da Região, para obter toda a informação relativa ao programa consulte a página www.agitagueda.com  e acompanhe todas as atualizações nos canais de comunicação oficiais do evento.

AgitÁgueda em Números:

imagem