Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Águeda é um dos Municípios que acolhe Mundial de Orientação em BTT

Supervisores testam a passagem no rio 1 1024 2500
27 Maio 2016

Os Concelhos de Águeda, Cantanhede e Mealhada recebem de 24 a 31 de julho o mais importante evento do Mundo de Orientação em BTT (MTBOC’16).

Tendo em conta a importância do evento, decorreu, de 14 a 17 de maio, a 2ª visita do Supervisor da Federação Internacional de Orientação (IOF), Jan Eg Pedersen, e do Supervisor da Federação Portuguesa de Orientação (FPO), Tiago Fernandes, aos Municípios de Águeda, Cantanhede e Mealhada. A visita teve como objetivo verificar os trabalhos inerentes à preparação dos Mundiais de Orientação em BTT que vão decorrer nestes concelhos, de 24 a 30 de julho.

As atividades de supervisão centraram-se essencialmente na aprovação dos mapas, dos percursos planeados, das zonas de partidas, das zonas de chegadas, das passagens de estradas, dos planeamentos das várias provas, entre outras ações complementares à realização destes Campeonatos Mundiais.

Segundo a organização, as inscrições estão a decorrer em bom ritmo e aguarda-se ultrapassar as 4 centenas de atletas. A FPO tem reunido com os decisores de cada Município, de modo a resolver as variadas situações logística exigidas pela Federação Internacional e que se concentram na procura da excelência dos Campeonatos.

As competições vão contar com a participação de dezenas de atletas, oriundos de vários países, colocando a região no centro das atenções. Perante o impacto Mundial da iniciativa, o Vereador do Desporto, Edson Santos, refere que “este evento vai contribuir para divulgar as potencialidades de Águeda, e da região da Bairrada, além-fronteiras”, acrescentado “ não só para a prática desta modalidade, mas também na importância do Desporto na promoção turística”.

As provas são organizadas pela Federação Portuguesa de Orientação, com o apoio dos três Municípios referidos, e incluem o Campeonato do Mundo de Elites e a Taça do Mundo, assim como o Campeonato do Mundo de Juniores, o Campeonato da Europa de Jovens e os World Masters Series.