Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Feira da Saúde com grande adesão de público

Imagem 064 1 1024 2500
12 Abril 2016

A realização da III Feira da Saúde, levada a cabo pela Câmara Municipal de Águeda e o Centro de Saúde de Águeda, nos dias 9 e 10 de abril, pode avaliar-se como um assinalável êxito.
Mais de mil e quinhentas pessoas deslocaram-se ao pavilhão Multiusos do Ginásio Clube de Águeda (GiCA), durante o passado fim-de-semana, e desfrutaram de uma variedade de serviços e conselhos importantes sobre saúde.
Na ocasião, tiveram a oportunidade de usufruir gratuitamente dos mais diversos rastreios (índice de massa corporal, tensão arterial, visuais, auditivos, de colesterol, entre outros), para além de terem, ainda, vários momentos de atividade física e aulas desportivas, promovidas por entidades e associações do concelho. O aumento de visitantes, face ao ano anterior, refletiu-se, por exemplo, no aumento de dadores de sangue.
O sucesso da terceira edição deveu-se a participação de diversas entidades do concelho de Águeda, mas também ao aumento do número de parcerias (IEFP de Águeda; Centro Hospitalar Baixo Vouga; Escola Superior da Saúde da Universidade de Aveiro), que levou a obtenção de mais stands disponíveis e, consequentemente, à oferta de novos rastreios.

Do programa do certame constou ainda Workshops de “Cozinha Saudável adultos e Crianças” e de “Suporte Básico de Vida”, assim como dois momentos de “Conversa sobre…” com temas da atualidade. A primeira conversa debateu a “corrida e os seus Benefícios para a Saúde”, uma temática importante, tendo em conta o número de “atletas” que atualmente adotaram esta atividade como prática desportiva. Já a segunda, no dia 10, com o tema “os Suplementos e o Doping no Desporto”, consciencializou o público para o uso de substâncias ilegais no desporto. Estes momentos contaram com a presença de profissionais experientes, tanto da saúde como do desporto, o que enriqueceu a troca de conhecimento e a partilha de opiniões.

À semelhança das edições anteriores, a iniciativa teve como objetivo dar a conhecer as parcerias existentes entre a autarquia, através do Centro Municipal de Marcha e Corrida, e várias instituições locais. "Esta cooperação não acontece apenas para a realização desta ação, mas também em outras atividades que vão decorrendo ao longo do ano", disse o Vereador do Desporto, Edson Santos, que aproveitou para agradecer a "todos quantos tornaram possível este evento".

A Câmara Municipal de Águeda e o Centro de Saúde de Águeda agradecem a todas as entidades que marcaram presença no certame, uma vez que o sucesso da terceira edição da Feira da Saúde só foi conseguido com o esforço e envolvimento de todos. Esta edição contou com as seguintes parcerias: Clinague; Cínica Santa Teresinha; Clínica Golden Saúde; Massalgia - Centro Terapêutico de Águeda; Essensus – Estética e Bem-Estar; Dentista Adriano Carreira; Farmácia Nova de Águeda e Farmácia Roque de Barrô; Instituto Duarte Lemos; Grupo de Voluntariado Comunitário da Liga Contra o Cancro de Águeda; IEFP de Águeda; Hospital Distrital de Águeda (Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE); Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro; Espaço Saúde; Clínica Fisbem – Fisioterapia e Bem-Estar; Inovasom e Institutoptico – Óptica Arromba.