Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Programa

NATAl_programa_2019-2

29 de Novembro
18h00 - Inauguração iluminação Natal (Largo 1º de Maio)

1 de dezembro
Animação de Rua
15h (Largo 1º de Maio – Ruas da Cidade)
VIATURAS FANTÁSTICAS PELA CIDADE DE ÁGUEDA
Veículos frenéticos pelas ruas da cidade com um objetivo: certificar-se se este ano os adultos se portaram bem! O imaginário destas animações é criado por personagens muito divertidos que gostam de fazer trocas de brincadeiras com o público.

*

6 de dezembro
Dança
21h30 - A Bela Adormecida (Centro de Artes de Águeda)
Russian Classical Ballet, a prestigiada companhia de Moscovo, dirigida pela famosa bailarina Evgeniya Bespalova, regressa a Portugal para apresentar uma das obras-primas do bailado clássico A Bela Adormecida, uma narrativa que desperta a magia dos contos de fadas.
Uma grande produção clássica e irresistível que representa um momento imperdível e memorável. Um espetáculo único que irá perdurar na memória do público. A não perder!

CE: M/6
DURAÇÃO: 2H20 (C/ INTERVALO)
PREÇÁRIO: 22€*
*valor do bilhete não sujeito a desconto

*

7 de dezembro
Música
16h00 Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense (Largo 1º de Maio)
Parte integrante do projeto cultural da Sociedade Filarmónica Lousanense, o Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense tem como primeiro objetivo contribuir para a divulgação da música coral, principalmente na região em que se insere. Em complemento, e na preocupação do enriquecimento artístico dos seus elementos e contributo para a dinamização cultural da vila da Lousã, tem vindo frequentemente a organizar encontros de coros com grupos de várias regiões do país, Espanha e França, estabelecendo intercâmbios culturais.

Música
21h30 Gala de Natal - Banda Nova de Fermentelos (Centro de Artes de Águeda)
A Banda Nova de Fermentelos, presente pela primeira vez no centro de Artes de Águeda, irá levar a cabo um projeto único e diferente. Apresentará um concerto sinfónico-coral que reunirá várias surpresas. A Cantata denominada “Experiência com Deus” retrata uma ajuda aos cristãos a explorarem sete verdades bíblicas.
A não perder.

CE: M/6
DURAÇÃO: 1H15 (APROX)
PREÇÁRIO:Entrada Gratuita

http://www.centroartesagueda.pt/

 

*

8 de Dezembro
Animação de Rua
15h00 Parada Figuras Natal (Largo 1º de Maio – Ruas da cidade)

*

14 de dezembro
Música
16h00 Grupo Cantares Tradicionais e Populares Aquacantante - Aguada de Cima (Largo 1º de Maio)
O grupo foi constituído como associação a 26/02/2014 e é composto por 15 elementos entre cantadores e pessoal de apoio / logística. O seu objetivo é cantar, promover e divulgar os cantares tradicionais e populares portugueses através de um reportório constituído por músicas e cantares de norte a sul do país.

Música
17h00 Grupo Cantares Populares de Bustelo (Largo 1º de Maio)
O grupo de Cantares Populares de Bustelo, tem como objetivo preservar e divulgar a cultura popular, restrita ao concelho de Águeda, cantando do povo e para o povo, desde as Almas Santas da Areosa. Passando pelos verdes campos ribeirinhos até à frescura serrana do nosso concelho!… É a forma mais eloquente de honrar as suas gentes que tão precioso património cultural nos legaram.

15 de Dezembro
Desporto
10h00 Passeio do Maior Pai Natal do Mundo (Início Praça do Município)
Organização: Clube BTT de Águeda

Inscrições em: https://forms.gle/usoytZRtD8RfFzie6

 

Música
16h00 Fantastic Five (Largo 1º de Maio)
Os Fantastic Five são um grupo de 5 amigos que se conheceram na Banda Marcial de Fermentelos, - umas das bandas filarmónicas do concelho de Águeda - e, movidos pela amizade e pelo profundo gosto da música, decidiram juntar-se para criar a sua própria banda.
Baseando-se em influências musicais de outras bandas, nomeadamente Brass Bands, adaptaram o estilo Funk destas aos seus instrumentos base - saxofone, trompete, tuba e percussão. Esta foi a forma destes jovens partilharem um pouco da sua paixão e do seu talento com quem os ouve.

Literatura
17h00 Jorge Vassalo – Apresentação Livro (Talábriga - Largo 1º de Maio)
O escritor Jorge Vassallo, autor do blog "Fui dar uma volta", apresenta o seu novo livro "O Marajá faz anos" - o segundo volume da sua trilogia indiana, “Tudo é Possível!”.
http://www.fuidarumavolta.pt/

 

*

21 de Dezembro
Música
11h00 Novas Aventuras do Waka (Sala Polivalente, Biblioteca Municipal Manuel Alegre)
O Rei Waka sofre de uma patologia grave: Está cheio de saudades do seu amigo tradutor: o Jacaré . Por isso, regressa ao consultório do Dr. Oto para ver se consegue resolver o seu problema. Será que o Dr. Oto vai conseguir resolver o seu grave problema?
Novas aventuras esperam o Leão Waka nestes consultório. Seja como for, o melhor remédio é o de sempre: imaginação!

Música
16h00 A Loja dos Brinquedos (Centro de Artes de Águeda)
Rosmaninho vive com o seu pai Serapião. Serapião é um artesão de brinquedos. Ao aproximar-se o aniversário de Rosmaninho o pai enfrenta um dilema em relação ao presente que terá que escolher para sua filha Rosmaninho. O dinheiro não é muito, e, para além disso, Serapião tem uma filha muito especial, Rosmaninho é uma criança que não sabe brincar.
Este espetáculo é um convite muito forte ao saber brincar e à perseverança dos valores e tradições da infância. É também um texto que trata da conservação da magia e da poesia das nossas vidas face o materialismo galopante da nossa era.

CE: M/3
DURAÇÃO: 1H00
PREÇÁRIO. Participação Gratuita (levantamento de bilhetes a partir de 14 de dezembro com o limite de dois por pessoa)

http://www.centroartesagueda.pt/

*

22 de Dezembro
Animação de Rua
16h00 Irmãos Esferovite (Largo 1º de Maio)
Os espetáculos dos IRMÃOS ESFEROVITE são uma aventura musical e circense. Quatro palhaços que contam histórias disparatadas sobre o quotidiano dos dias. Oferecem sonhos em troca de sorrisos.
O público é convidado a entrar neste mundo poético e clownesco e a participar ativamente. As apresentações dos Irmãos Esferovite são momentos únicos e irredutíveis.
O humor surge aliado à música e ao circo. Um turbilhão de emoções…

*

4 de Janeiro
Desporto

17h00 2º NOCTIS TRAIL (Rua Luís de Camões)
Trail e Caminhada, a realizar no dia 04 de Janeiro de 2020, atravessando locais no interior da cidade de Águeda e alguns lugares circundantes à mesma, explorando os respetivos espaços naturais. É composto por uma prova competitiva de aproximadamente 16Km e uma caminhada de 10Km. Mais info: www.lap2go.com/noctis-trail-2020

Organização: Porta Aberta Events

 

E ainda:
Carrocéis, Pista de Gelo, Artesanato, Produtos Tradicionais, Concertos Íntimos, Casinhas de Natal e muito mais!

 

14 e 21 de dezembro
Comboio Histórico do Vouga

Uma viagem no tempo, uma antiga locomotiva diesel, três carruagens dos primeiros anos do século XX. Um comboio histórico na Linha do Vouga, numa viagem com início em Aveiro até Macinhata do Vouga e visita ao centro histórico de Águeda.

 

*

 

Exposições Permanentes


Menor Pai Natal do Mundo – POSTO DE TURISMO
[10h – 13h | 14h30 – 20h (segunda a sexta)
10h – 20h (Sábados e Domingos)]

Fora da Estante (Domingos _ Pátio, jardim e fachada da Biblioteca Municipal Manuel Alegre)
Instalação artística in-situ que complementa o rigor e a modernidade do edifício com cores e novas formas. Esta instalação é constituída por elementos auditivos, luminosos e interativos, criando novas perspetivas e leituras, tanto no ato de aproximação, como de afastamento ao edifício.
por BitOcas Fernandes e Rui Oliveira | Glocalmusic

Museu da Fundação Dionísio Pinheiro (sob marcação)
Terça-feira a Sábado, das 10:00 às 18:00
- Exposições e Visitas Guiadas
- Exposições temporárias:
• “Plural e Singular - 10 Chaves para perpetuar a essência da Natureza” | Margarida Santos | Pintura e escultura em bronze.
• “Para além do infinito” | António De Matos Ferreira | Exposição retrospetiva de pintura

Exposição "Bicicleta Motorizada" – Centro de Artes de Águeda _ de 7 dezembro a 26 abril 2020
A indústria nacional de ciclomotores e motociclos dá os primeiros passos no início do século XX, acompanha, com altos e baixos, todo o desenrolar do século e praticamente extingue-se no final do mesmo. A tradição metalúrgica e o empreendedorismo da região de Águeda proporciona ao país o desenvolvimento de um importante tecido empresarial ligado às duas rodas, relacionado com as transformações económicas vividas pela região desde finais do século XIX. Da bicicleta e dos seus componentes até à sua motorização e propagação por todo o território nacional, ultramarino e estrangeiro. A democratização da mobilidade individual produziu-se em Águeda.
Entrada Livre.

http://www.centroartesagueda.pt/