Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não-verbal. O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.

Das diversas áreas de intervenção da Terapia da Fala destacam-se a comunicação, a linguagem e a fala nas crianças pela sua influência no futuro percurso individual, escolar e social das mesmas. Deste modo, é fundamental a ação preventiva no sentido de detetar o mais precocemente possível alterações nestes domínios, potenciando o seu adequado desenvolvimento.

A Câmara Municipal de Águeda, atenta às dificuldades e às problemáticas identificadas no Concelho, nomeadamente na área da Educação, encontra-se a desenvolver no presente ano letivo um projeto que visa a deteção, avaliação e intervenção no domínio da Terapia da Fala.
Este projeto, estruturado numa lógica de intervenção precoce através da atuação ao nível do ensino pré-escolar, pretende reduzir o impacto negativo que as dificuldades de comunicação, linguagem e fala apresentam nas futuras aprendizagens realizadas pelas crianças.

Destinatários:
- Crianças que foram sinalizadas/diagnosticadas, no rastreio realizado o ano letivo transato, que necessitam de intervenção a este nível.
- Encarregados de Educação;
- Educadores de Infância;
- Outros Agentes de Ação Educativa.

Parcerias:
- Estabelecimentos de ensino pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Águeda;
- Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico – GAPSI;
- Equipa do Centro de Recursos para a Inclusão – CERCIAG;
- Serviços de Ação Social.