Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Natal em Águeda 2018

Águeda soma mais uma atração mundial ao seu Natal

pai natal site

Ao maior Pai Natal do Guinness junta-se, agora, o mais pequeno Pai Natal do mundo! Após três anos a zelar sozinho pelo Natal de Águeda, o maior Pai Natal do Mundo tem uma companhia à sua altura. Ou melhor: à altura da sua exclusividade. É que a nova presença também é um Pai Natal, mas este consegue morar no buraco de uma agulha. Uma micro-obra esculpida pelo artista britânico Willard Wigan. Além desta pequena grande novidade, o município deseja surpreender os visitantes com um programa cultural e actividades para todos os gostos e idades. No dia 30 de Novembro, às 18 horas, acendem-se as luzes de mais um vibrante Natal aguedense.

 

Mercadinhos, animação de rua, pista de gelo, e muito mais.
Até ao início de Janeiro, o espírito de boas festas irá viver-se em Águeda, numa atmosfera festiva e calorosa. As principais atracções irão concentrar-se na baixa da cidade e zona ribeirinha. Este ano, a praça principal – Largo 1.º de Maio – terá uma nova roupagem natalícia, onde se poderá deslizar numa pista de gelo ecológica, caminhar num “bosque” de árvores luminosas, ver as novidades do mercadinho de Natal e assistir a concertos aos fins-de-semana.

 

Postais de Natal e oficinas de presentes

marco-correio
Paralelamente e pela baixa da cidade haverá vários postos de escrita de postais de Natal. Trata-se de uma intervenção interativa, onde o público retoma a tradição da escrita de postais. Dos postos localizados na baixa, o público enviará postais de Águeda, para o mundo. Com a ação pretende-se, não só refletir em conjunto, com os carteiros de cada posto sobre a intenção da época, mas também, retomar tradições de escrita de postais.
Já a oficina de presentes será um espaço de criação para famílias pensada a partir do imaginário distante da preparação do Natal. A partir de materiais diversos, o público é convidado a criar presentes para todos, num ambiente criativo e descontraído. Desde a visualização até aos embrulhos finais, pelo acompanhamento estacionário, os presentes serão gerados com amor de quem pensa com delicadeza os outros. A partir de 5 estações criadas para o efeito, desenho, escolha de materiais, construção, acabamentos e embrulho, os participantes estarão submersos nas suas criações, em oficinas de 3 horas,dependendo da complexidade das suas criações.

 

Mercadinho, espetáculos e muita, muita animação.
O Mercadinho é um evento de bolso que objetiva a utilização do espaço público por pessoas de diferentes gerações, onde as componentes de lazer e lúdicas se vincam. A comunidade do mercadinho, idealizou um evento de três dias (14,15,16 de dezembro) num espaço inexplorado - o Barril. Este velho bairro, com poucos moradores e ruas estreitas, albergará várias iniciativas sempre na órbita de um mercado de objetos à procura de uma segunda oportunidade, de umas castanhas quentes e quem sabe de umas papas de abóbora fumegantes, entre outras coisas. O espaço será animado pelo riso de crianças, brincadeiras e brinquedos, pequenas oficinas e pedaços de arte.
Ao fim de semana, vários espetáculos de rua tomarão conta do Largo 1º de Maio. Bandas inspiradas em personagens do virar do século passado, apresentam uma divertida mescla de músicas de circo, dixieland, malabarismo, magia e números cómicos! Outras personagens cómicas, multi-instrumentalistas, apresentarão divertidos números musicais, de magia e de interacção com o público. Tudo na envolvente do grandioso Pai Natal. Mas há muito mais!


Na sala do Centro de Artes de Águeda, chega no dia 16 o Pinóquio: o boneco de pau que só queria ser um menino de verdade,.
A mentira doce do pai Gepeto contrasta com a mentira do mundo ao qual Pinóquio chega pelas mãos da Fada Azul. Pinóquio, o jovem aprendiz, irá aprender a viver e a ser responsável pelas suas ações. Como qualquer criança curiosa, Pinóquio envolve-se em aventuras desviadas e perigosas com os seus novos amigos do alheio, o Gato e a Raposa. Nem mesmo a voz da sua consciência - o Grilo - conseguirá demovê-lo de satisfazer a gula, a ociosidade, o egoísmo e a ganância.

 

Mas, e o maior Pai Natal do Mundo?

IMG_6088-1
Sentado num presente à sua escala, no Largo 1.º de Maio, estará o Pai Natal de 21,08m de altura que, em 2016, ganhou o recorde de maior do mundo. Este sábio gigante de barbas brancas será iluminado com 250 mil luzes LED e com a presença do seu homólogo - o mais pequeno Pai Natal do Mundo. A nano-escultura do artista Willard Wigan poderá ser vista, com a ajuda de um microscópio, no Posto de Turismo de Águeda.

 

Conheça o mais pequeno Pai Natal do Mundo!

painatal-pequeno-site
É do tamanho de um ponto final e encaixa facilmente no buraco de uma agulha. Esta micro-escultura do Pai Natal, completada com uma árvore de Natal decorada, é uma das últimas peças do artista britânico Willard Wigan e estará patente no Posto de Turismo de Águeda.
O detalhe em forma de Pai Natal é feito de fibra Kevlar, que o artista esculpiu com uma micro escova de aço e uma agulha de acupuntura achatada, coberta de pó de diamante. O resultado é um imaginário invisível que ganha vida ao nos aproximarmos.
Wigan terminou esta sua criação após aproximadamente seis semanas de trabalho intensivo. "No Natal, esperamos presentes e recebemos presentes, então pensei em fazer um presente para o mundo do menor Pai Natal do mundo", disse Wigan. "Às vezes, a mais pequena coisa pode ter a maior mensagem".

A contagem decrescente para o Natal em Águeda já começou. Os coros aclaram a sua voz para o dia de abertura, marcado para o dia 30 de novembro, às 18 horas, no Largo 1.º de Maio. Serão 40 dias de ruas cintilantes, animadas por espetáculos e um genuíno espírito natalício.

 

Programa

GetFileAttachment

_____________

 

logos