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Assembleia Municipal Jovem

A Assembleia Municipal Jovem (AMJ) assume-se como um espaço institucional privilegiado para a discussão das estratégias de futuro a adotar pelo município para os mais jovens, surgindo igualmente como órgão articulador da sua ação com a Assembleia Municipal de Águeda, na perspetiva de reforço democrático e de uma real implementação de políticas mais orientadas para as necessidades dos mais jovens. Neste espaço pretende-se desenvolver diversas ações com o objetivo de promover a participação cívica e cidadã dos jovens do concelho, cujas opiniões, interesses e vontades devem ser cada vez mais valorizadas.

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Objetivos da AMJ:

- Desenvolver e aprofundar o espírito de participação cívica e política no seio da comunidade escolar;

- Contribuir para a formação dos jovens, através do desenvolvimento integral da sua personalidade e formação de carácter;

- Promover capacidades de argumentação no debate e defesa das ideias entre pares, com respeito pelos valores de tolerância, convivência democrática e da formação das decisões por vontade da maioria;

- Dar a conhecer os órgãos locais de tomada de decisão, bem como os seus intervenientes, promovendo o diálogo estruturado entre jovens e os responsáveis pelas políticas locais;

- Motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada, na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres de cidadão;

- Demonstrar a importância da intervenção dos jovens para a resolução de questões que afetam o seu presente e futuro, individual e coletivo;

- Estimular a formação política e cidadã dos jovens, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular;

- Promover a cidadania participativa nas crianças e jovens.

 

Funcionamento da AMJ:

A Assembleia Municipal Jovem reúne em duas sessões ordinárias anuais, próximas do final dos dois últimos períodos letivos, com pelo menos 30 dias de antecedência à reunião da Assembleia Municipal.
A convocatória para as reuniões da AMJ é da responsabilidade do Presidente da Assembleia Municipal, devidamente articulada com o Serviço de Educação da Câmara Municipal.
Para além do Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, são membros da AMJ, o Executivo Municipal, constituído pelo Presidente e Vereadores e três alunos de cada ciclo de ensino (do 2º e 3º ciclos do ensino básico ao ensino secundário), de cada estabelecimento de educação do concelho de Águeda, num total máximo de 42 jovens.
Esta iniciativa foi implementada no ano letivo 2015/2016, tendo sido realizada a primeira sessão a 1 de junho de 2016. Ao longo dos anos têm sido realizadas diversas reuniões, cujos trabalhos têm início com a tomada de posse dos seus membros, seguida pela eleição dos secretários da mesa e debate de temas que são propostos pelos alunos de cada Agrupamento de Escolas/Escolas não Agrupadas.

 

Normas_Funcionamento__AMJ