Turismo de Portugal
-
Município
-
Projetos Cofinanciados
- Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia e do Mar, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional. Responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.
Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em reforçar o turismo como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa. No âmbito da sua atuação, o Turismo de Portugal apoia o investimento na promoção da qualificação do destino turístico Portugal cujo objetivo se pauta por dotar os agentes públicos e privados que atuam na área do turismo de instrumentos financeiros que permitam potenciar e melhorar a experiência turística, concedendo apoios financeiros a projetos de investimento e a iniciativas que tenham em vista: A regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo; A valorização turística do património cultural e natural do país, promovendo condições para a desconcentração da procura; A redução da sazonalidade; A criação de valor.
-
Infraestruturação e Gestão dos Traçados Estruturantes da Grande Rota da Ria de Aveiro – ECOPISTA DO VOUGA
Código do Projeto l Projeto n.º P041119
Objetivo Principal l Valorização ambiental e turística do antigo canal ferroviário da linha Sernada do Vouga/Viseu.
Região de Intervenção l Região Centro
Entidade Beneficiária l MUNICÍPIO DE ÁGUEDA
Data de Aprovação l 06-07-2020
Data de Início l 12-01-2022
Data de Conclusão l 31-10-2022
Custo Total Elegível l 151.368,33 €
Apoio Financeiro l Turismo de Portugal l 105.957,83 €
Objetivos e Resultados Esperados:
Este projeto preconiza uma intervenção ao longo do canal ferroviário da antiga linha ferroviária Sernada do Vouga / Viseu, com início em Sernada do Vouga e término no limite entre os Concelhos de Águeda e Sever do Vouga. Trata-se de uma intervenção integrada num projeto mais amplo de criação de traçados cicláveis e pedestres no território português, ancorado em dois dos mais relevantes e que estão interligados: a Ecopista do Vouga (que liga Águeda a Viseu) e a Ecopista do Dão (que liga Viseu a Santa Comba Dão). Embora, ainda que de forma indireta, também se relaciona com o importante traçado EuroVelo 1, que percorre toda a frente atlântica Europeia, com início em Trondheim, na Noruega e terminando em Valença do Minho, atravessando a Noruega, Reino Unido, Irlanda, França Espanha e Portugal. Enquadra-se, ainda, na Grande Rota da Ria de Aveiro (GRRA), que percorre todos os 11 Municípios que integram esta sub-região.
Pretende conferir uma dimensão humana ao território, criando condições básicas de infraestruturação para que visitantes motivados pela prática de atividades de cycling & walking possam conhecer o património natural e cultural atravessado por este percurso, de uma forma segura e autónoma.
Esta intervenção contribui para um efetivo reforço da segurança nestes traçados, o que representa um dos fatores valorativos mais relevantes para o desenvolvimento de qualquer produto de cycling & walking, indo, assim, mais além da dimensão da segurança para os visitantes, projetando-os para outras dimensões, como a consolidação de um produto turístico estratégico nacional, a legibilidade turística do território, o reforço do valor e da diversidade da oferta turística da região, a coesão territorial, a dinamização de base económica e a criação de redes de cooperação.
Atividades :
Trabalhos de construção civil de consolidação e pavimentação de todo o percurso, incluindo intervenções ao nível da consolidação de taludes adjacentes, recolha e condução de águas pluviais, limpeza e desmatação de vegetação, colocação de guardas de proteção e de sinalização vertical e horizontal.