Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Águeda promove o Birdwatching através realização de workshop de observação de aves

Cartaz1 1 1024 2500
13 Março 2016

O Município de Águeda, em parceria com a SPEA, promove a realização de um workshop de formação livre, abordando a temática do birdwatching. A atividade decorre nos dias 8 e 9 de abril incluindo uma formação teórica e outra prática com saída de campo a dois locais do Município.

Águeda tem implementado diversas ações e medidas que visam a salvaguarda dos recursos naturais e a promoção de uma utilização cada vez mais sustentável. Neste âmbito, e reconhecendo o elevado potencial do Município para a prática de turismo de natureza, em particular a observação de aves (birdwatching) e fotografia de natureza, a Câmara Municipal organiza, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves (SPEA), uma nova formação neste tema, e que permitirá que os participantes se iniciem (ou aprofundem conhecimentos) na prática de birdwatching.


A observação de aves é uma modalidade que apresenta índices de interesse muito elevados entre os “ecoturistas”, sendo cada vez maior o número de praticantes desta forma de turismo sustentável a nível mundial. Este mercado em crescimento, pode proporcionar meios para a preservação do património natural de uma forma sustentável, conservando estes valores para as gerações futuras.


Assim, e face à procura crescente que esta atividade tem tido no concelho, em particular na Pateira de Fermentelos, realizar-se-á nos dias 8 e 9 de abril, um workshop que contará com duas componentes complementares: uma introdução de cariz mais teórico a decorrer durante o primeiro dia formativo no Parque da Alta-Vila (complementado com uma pequena saída local), e uma parte prática onde se privilegiará a observação de aves, enquadrada num espaço de excelência para o desenvolvimento desta atividade: o sítio “Ramsar da Lagoa da Pateira de Fermentelos e vales dos rios Águeda e Cértima”.


O workshop é dirigido a todos os interessados nesta temática, com inscrição gratuita mas obrigatória e limitada a um total de 20 participantes. Para mais informações ou inscrição contactar a Câmara Municipal através de dv-as@cm-agueda.pt , indicando no assunto Workshop de Birdwatching 2016.

 

2_Programa_Birdwatching2016