Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Mafalda Veiga atua nas Sextas Culturais

Banner sextas janeiro 2015 2 1 1024 2500
15 Dezembro 2014

A artista Mafalda Veiga é a próxima convidada das Sextas Culturais. O seu concerto está marcado para o próximo dia 09 de janeiro, às 22 horas, no Cine-Teatro S. Pedro.

 

Ana Mafalda da Veiga Marques dos Santos, conhecida como Mafalda Veiga nasceu 24 de Dezembro de 1965 em Lisboa, no seio de uma família grande de origem Alentejana.


Com apenas 8 anos muda-se para Espanha, acompanhando os pais, onde permaneceu até o ano 1980. Após esta estadia de sete anos em terras espanholas o seu pai oferece-lhe uma guitarra. Foi um tio, Pedro da Veiga, guitarrista de fado, quem fez a iniciação à composição de Mafalda.
Mais tarde, a cantautora afirmaria ter encontrado “solo fértil para as suas palavras” no instrumento, uma forma de canalizar a energia criativa da sua adolescência.


Mafalda Veiga estreia-se como autora em 1983, precisamente com o tema “Velho”, com o qual em 1984 ganharia o Festival da Canção de Silves. No mesmo ano de 1984, Mafalda ingressa no curso de Línguas e Literaturas Modernas da Faculdade de Letras de Lisboa. Começa a gravar as suas primeiras maquetas, mas o curso universitário toma precedência sobre a carreira musical que ficaria adiada alguns anos.
A artista vai apresentar em Águeda o seu mais recente trabalho discográfico, que tem como título “Todas as palavras tocam”.
Os bilhetes para o espetáculo estão à venda na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, nas piscinas municipais e ainda no cine-teatro S. Pedro.
Entretanto, seguindo a programação das Sextas Culturais, está já em preparação o espetáculo “Viagem”, que terá a coordenação da encenadora Filipa Francisco e a participação de elementos de dois grupos folclóricos do município: Os Serranos, de Belazaima do Chão, e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães, que foram escolhidos pela produção do espetáculo por estarem mais habituados à encenação em palco nos festivais em que participam.


Para além da “Viagem”, que se realiza a 13 de fevereiro, às 22 horas, estão ainda agendados os seguintes espetáculos:


- 13 de Março (22 horas): NAYARA & BALLET FLAMENCO DE SEVILLA.


- 10 de Abril (22 horas): D.A.M.A. - Francisco M. Pereira (Kasha), Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho são o núcleo central dos D.A.M.A., banda oriunda de Lisboa que se destaca pelas suas canções contagiantes, empatia com o público e energia das atuações ao vivo.


- 08 de Maio: TRÊS DEDOS ABAIXO DO JOELHO - Resulta de uma intensa pesquisa na Torre do Tombo, para consultar o arquivo da censura durante a ditadura salazarista. Esta é uma peça de teatro com Isabel Abreu e Gonçalo Waddington.