Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Ação Social :: Câmara de Águeda cede instalações da Escola Primária de Assequins ao Catraio

C mara de  gueda cede instala  es da escola prim ria de assequins ao catraio 1 1024 2500
05 Fevereiro 2012

A Câmara Municipal de Águeda cedeu o edifício da antiga escola primária de Assequins, localizada na freguesia de Águeda, à (...)

A Câmara Municipal de Águeda cedeu o edifício da antiga escola primária de Assequins, localizada na freguesia de Águeda, à instituição Catraio - Centro Social da Catraia de Assequins.


No passado dia 3 de fevereiro, foi assinado o protocolo de cedência da escola primária de Assequins entre o presidente da Câmara, Gil Nadais, e a presidente da instituição particular de solidariedade social Catraio - Centro Social da Catraia de Assequins, Lília Brites. A cedência das instalações é válida pelo prazo de 25 anos, a contar do dia da ocupação efetiva do edifício, sendo tacitamente prorrogável por períodos de um ano.


As instalações da escola ainda estão em utilização para fins educativos, todavia a escola ficará disponível na sequência da construção do Centro Escolar Integrado N.º 2 de Águeda (que ocorrerá caso se mantenham as expetativas de comparticipação financeira desta obra), local para onde serão transferidos os alunos da escola primária de Assequins.


Este protocolo vem assim reforçar o empenho da Autarquia em apoiar as instituições do Concelho, reconhecendo a importância do Catraio - Centro Social da Catraia de Assequins e do seu principal objetivo na promoção da integração de crianças, para o qual dispõe de creche, jardim-de-infância e centro de atividades de tempos livres (ATL) dirigidos à população local, necessitando para o efeito de um espaço condigno para o desenvolvimento das suas atividades.


No âmbito de uma estratégia para dar funcionalidade a algumas escolas primárias que se encontram desativadas no Concelho, a Autarquia Aguedense já entregou diversos desses edifícios a instituições das freguesias ou fomentou a sua utilização através de parcerias com privados. A título de exemplo, recorde-se a antiga escola primária em Macieira de Alcôba que abriu novamente as suas portas, mas desta vez como um típico restaurante disponível para os turistas e visitantes daquela freguesia serrana, assim como a escola primária de Casal de Álvaro que foi cedida à Banda Alvarense.

C mara de  gueda cede instala  es da escola prim ria de assequins ao catraio 1 1024 2500