Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Apresentação Pública do Projeto “5 municípios. 5 culturas. 5 sentidos.”

10 Jan '18
Projeto5 1 725 999

Decorreu, em Idanha-a-Nova, no 5 do presente mês a apresentação pública do projeto cultural “5 municípios. 5 culturas. 5 sentidos.”

Este projeto, que será coordenado pelo Município de Idanha-a-Nova e realizado em parceria com os Municípios de Águeda, Óbidos, S. Pedro do Sul e Lousã, tem por objetivos a promoção de iniciativas culturais inovadoras, a estimulação da criação artística e a reinterpretação cultural, através da imagem externa dos municípios envolvidos enquanto territórios que acolhem as artes e a criatividade.

As potencialidades a envolver de cada município serão:


Águeda - Cultura Criativa
Águeda destaca-se pela forma criativa e inovadora como promove a cultura e dinamiza eventos diferenciadores e mobilizadores, sendo um parceiro crucial para a definição de mecanismos de promoção e disseminação eficazes.


Idanha-a-Nova - Cultura Musical
A atribuição da classificação “Idanha-a-Nova, City of Music”, cidade criativa UNESCO, representa um reconhecimento do património e dinamismo cultural do território ligado à produção musical, constituindo assim um baluarte nacional na promoção da identidade territorial através da cultura.

Lousã - Cultura Pedagógica
A forma como Lousã investe na educação cultural de jovens e na formação de novos públicos não só é um atributo diferenciador do município, como também uma política de benchmarking no que diz respeito à sustentabilidade da cultura em territórios de baixa densidade.


Óbidos - Cultura Literária
A riqueza cultural de Óbidos relacionada com a literatura reflete-se na sua integração na rede de cidades criativas da literatura UNESCO, sendo uma referência para outros territórios no que diz respeito à promoção cultural de espaços históricos.


São Pedro Do Sul - Cultura Feminina
Sendo daqui originárias importantes mulheres do panorama cultural português, tais como Isabel Silvestre, S. Pedro do Sul destaca-se por padrões culturais únicos de autoria feminina e pela valorização dos seus talentos.

Desta forma, ao potenciar os talentos de cada um dos cinco municípios é efetuada também uma projeção da identidade territorial captando assim fluxos de turismo cultural.

O Projeto contempla ainda a realização de diversas atividades em rede:


Bolsa de intercâmbio cultural da rede
Institucionalização de práticas artístico-culturais no seio da rede e para o reforço da visibilidade e notoriedade externa da identidade cultural de cada um dos municípios.

Programação para a animação cultural urbana
Dinamização cultural das cidades e vilas dos municípios da rede em períodos mais esmorecidos, prevendo em rede um conjunto de atividades inovadoras e sensorialmente estimulantes.

Programa integrado de residências artísticas
Promoção da criação e interpretação artística intimamente relacionada com a identidade e práticas culturais dos territórios abrangidos.

Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal, na oportunidade salientou a importância desta iniciativa e referiu: “com este projecto de trabalho em rede estamos não só a promover os nossos concelhos mas especialmente a zona centro como um território que vale a pena visitar e conhecer pelas suas gentes e tradições, pela sua cultura, pela gastronomia e paisagens. Partilhando ideias e conhecimentos estamos a tornar esse caminho mais fácil".